É estimado que 50% dos adultos com TDAH também apresentam algum transtorno de ansiedade, enquanto na população geral a prevalência é de 30%. Esse aumento se deve principalmente a dois fatores: vulnerabilidade genética e estressores causados pelo TDAH principalmente quando não tratado.
Pessoas com TDAH sofrem um comprometimento das suas funções executivas- um conjunto de habilidades cognitivas que nos permitem executar tarefas. Essas habilidades são responsáveis pela nossa capacidade de:
Planejamento
Organização
Gerenciamento de tempo
Estabelecer rotinas
Memória de curto prazo
Regular as nossas emoções
Sem o tratamento adequado, essas dificuldades podem causar sérios problemas na vida pessoal e profissional de indivíduos com TDAH, além de exigir uma quantidade enorme de esforço mental para fazer as coisas mais simples do seu dia a dia. Esse estresse crônico levar ao desenvolvimento de um quadro de ansiedade.
A ansiedade é uma preocupação excessiva com o futuro e muitas pessoas acabam desenvolvendo ansiedade como uma mecanismo de compensação para o TDAH. Então se eu cometo muitos erros e perco muitos prazos, eu me preocupo de forma excessiva para evitar que essas coisas aconteçam. O que é uma estratégia pouco eficiente e faz com que o indivíduo se sinta culpa, inadequação, frustração e exaustão.
Às vezes pode ser difícil saber se uma pessoa tem TDAH ou ansiedade, não só porque a ansiedade é uma comodidade comum na população com TDAH, mas porque os sintomas podem ser muito parecidos e isso faz com que muitas pessoas com TDAH sejam diagnosticas com ansiedade, principalmente mulheres adultas, e vice-versa. Então é importante que profissionais de saúde avaliem os pacientes para ambos os transtornos.
Caso você queira aprender mais sobre ansiedade, clique aqui.
Também preparei um guia básico pata TDAH, que você pode acessar aqui.
Se você acha que pode estar sofrendo com um desses transtornos ou os dois ao mesmo tempo, procure ajuda profissional. Você pode agendar a sua primeira sessão comigo aqui:
Comments